EDUCAÇÃO INFANTIL 2023

Educação humanista, CAMINHO de excelência.

Excelência educacional com personalização das aprendizagens.

Educação Infantil: uma Educação Integral em tempo integral
A expansão do currículo da Educação Infantil se estabeleceu a partir da evolução proposta com os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, a partir de 2023 as crianças terão um currículo em tempo integral.
Aprender em Cia
A roda de conversa é uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores. Representa um espaço de diálogo, permitindo aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Portanto, a roda de conversa tem por objetivo estimular a oralidade e a expressão dos sentimentos, além de fortalecer os vínculos.
 
Compa em Rede
Com o objetivo de promover o pensamento filosófico, este momento, que se trata de um “encontro”, vai estimular a criatividade e pensamento crítico. Os temas serão livres ou propostos pelos estudantes, desde questões existenciais até outras curiosidades… Perguntar mais, responder menos é a proposta da atividade.
Nesse segmento, o planejamento pedagógico é centrado no desenvolvimento harmonioso de todos os componentes curriculares, de modo a potencializar as aprendizagens. É nessa fase da vida, em que as janelas do conhecimento estão escancaradas, que as crianças buscam descobrir o seu lugar no mundo. É tempo de experimentos, de descobertas, por isso, na Matriz Curricular da Educação Infantil com o currículo integral, as atividades físicas e a psicomotricidade têm centralidade, pois é por meio de seus movimentos, limites e sentidos, que as crianças despertam a consciência gradual e progressiva do contexto social em que estão inseridas.

NOSSO JEITO DE ENSINAR E DE APRENDER

SIGNA – Ensino Humanista e Forte

O Projeto Educativo do COMPA parte do modelo pedagógico da Companhia de Maria, o SIGNA, que articula diferentes perspectivas teóricas e práticas para desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que desloquem os estudantes para o centro e os docentes para a mediação. Na prática, educadores bem formados e metodologicamente preparados estabelecem, em um clima de proximidade e afeto, uma relação capaz de provocar o desenvolvimento da melhor versão de cada estudante, como ser humano potente, capaz de percorrer, autonomamente, seu próprio caminho.

Ingresso 2023
1