NOVO ENSINO MÉDIO 2023

Educação humanista, CAMINHO de excelência.

Excelência educacional com personalização das aprendizagens.

Itinerários Formativos
Componentes Específicos, ancorados em quatro grandes áreas. Economia & Negócios, Arte, texto e Criatividade, Vida e Meio ambiente. Os estudantes escolhem dois itinerários por semestre.
Componentes Eletivos – são disciplinas de frequentação, ou seja, itinerários diversos daqueles específicos que os estudantes escolheram, justamente para que tenham outras experiências e construam seu percurso.
Vivências Internacionais
O COMPA convida nossos/as estudantes de outros países a participarem do “Projeto Ler e Sonhar”, que tem como propósito incentivar a leitura e partilhar novas experiências por meio de diferentes idiomas, tais como o inglês, espanhol, português, guarani e Italiano.
Rede Internacional de Ensino

As Instituições Companhia de Maria contam com um Projeto que passou pela prova do tempo; com mais de quatrocentos anos, soube dialogar com os diversos momentos históricos e com diferentes culturas. Rede Internacional de Ensino com presença em 28 países, 4 continentes: Américas, África,  Europa e Ásia.

A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) estabeleceu o que já sabíamos, os conteúdos não concorrem com o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Pelo contrário, são parte essencial dos currículos escolares. O grande desafio que ela impõe é a diversificação da oferta e da abordagem desses conteúdos, de modo que vincule tudo o que se faz na escola à vida prática, real, do dia a dia. Antenado aos novos tempos e, consequentemente, aos desafios que impõem, o COMPA reestruturou por completo o Ensino Médio, estabelecendo, na Matriz Curricular, o Ciclo COMPA e os Itinerários Formativos, a saber.

#AVidaRespira

O Projeto Educativo Companhia de Maria tem a pessoa como centro do seu processo de desenvolvimento e oferece propostas que possam ajudar nesse caminho, acompanhando e orientando, pois acredita no potencial de cada um , favorecendo e qualificando o modo de ser e de estar na vida. Atividades como jogos colaborativos, concentração e mindfulness são ferramentas que nos ajudam, fortalecendo o desenvolvimento sócio educativo, pessoal e comunitário. Incentivando a convivência, o cultivo da fé, o sentido artístico, o contato com a natureza, a prática de esportes, através de uma educação que vai além da sala de aula. O Projeto #AVidaRespira.

NOSSO JEITO DE ENSINAR E DE APRENDER

SIGNA – Ensino Humanista e Forte O Projeto Educativo do COMPA parte do modelo pedagógico da Companhia de Maria, o SIGNA, que articula diferentes perspectivas teóricas e práticas para desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que desloquem os estudantes para o centro e os docentes para a mediação. Na prática, educadores bem formados e metodologicamente preparados estabelecem, em um clima de proximidade e afeto, uma relação capaz de provocar o desenvolvimento da melhor versão de cada estudante, como ser humano potente, capaz de percorrer, autonomamente, seu próprio caminho.
Ingresso 2023
1